Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro:
84IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido de protesto político [manga longa]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:13/09/1971
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça:
Vestido de noiva do desfile protesto político, que faz parte da coleção International Dateline Collection III, dividida em três temas, sendo o último deles roupas de protesto.
O desfile foi no dia 13 de setembro de 1971 ano da morte de seu filho, na residência do cônsul do Brasil em Nova York, Lauro Soutello Alves, e ao longo da semana, a coleção ficou exposta no Gotham Hotel. Esse desfile é considerado um marco na trajetória profissional de Zuzu Angel, pois foi quando ela lançou sua moda de protesto.
Segundo Hildegard Angel, ( depoimento em 20/01/ 2017) o vestido é todo bordado com referências a ditadura militar, aviões dos quais eram jogados os presos políticos, passarinhos enjaulados que seriam os jovens, tudo visto através das grades. Enfim, uma maneira singela, com traços infantis, tudo isso mostrava aquele momento de tristeza que vivia o País. Tudo tinha que ser dito de uma maneira muito sutil, muito subliminar para entenderem a mensagem e naquele momento o significado era extraordinário. A moda tem uma força revolucionária que nunca se apaga.
Dimensões:
Largura: 0,81
Altura: 1,35
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Linho, Zíper, Colchete
Descrição da peça:
Vestido longo de linho branco, com mangas compridas e franzidas no punho com elástico e forro do mesmo tecido. Há diversos bordados coloridos, relacionados, com a ditadura no País. São distribuídos na frente, nas costas e nas mangas, com motivos de canhão, sol, grades, anjos, flores e quepes militares. Possui fechamento nas costas com zíper de 0,55 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares:
Não se aplica.
Descrição de peças complementares:
Não se aplica.