Vestido protesto político [anjo bordado em paetês]

Número de registro: 109IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 109IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido protesto político [anjo bordado em paetês]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: O vestido fez parte da coleção Moda Política, subtítulo da International Dateline Collection II. Foi usado no encerramento do desfile em 1971, na casa do cônsul brasileiro em Nova Iorque, Lauro Sotello Alves. Segundo Hildegard Angel (2016), o diferencial da peça é sua modelagem bastante elaborada. Existe o molde do vestido no acervo do Instituto Zuzu Angel .
Dimensões:
Largura: 1,52
Altura: 1,70
Circunferência: 0,72
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Algodão, Paetê, Gorgorão
Descrição da peça: Vestido longo, sem mangas, em gorgorão de algodão vermelho escuro, com anjo bordado em paetês, miçangas e canutilho. O diferencial é sua modelagem bastante elaborada com recortes nas laterais, da parte de baixo, formado por uma ampla saia godê. Não há forro na peça, o bordado dos paetês fica visível no avesso. O fechamento é nas costas com colchete e zíper de poliéster vermelho com 0,56 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu - Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda. Documento datilografado, datado e sem assinatura.

[Rascunho de carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Rascunho de Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel

do Jornal do Brasil Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel por Octávio Costa Filha da estilista Zuzu Angel, morta no governo Geisel, em 1976, a colunista Hildegard Angel não ficou surpresa com as revelações do memorando da CIA. Segundo ela, o gabinete de Geisel encomendou o atentado contra sua mãe, na saída do túnel Dois Irmãos, em São Conrado. O caso de sua mãe está mais do que esclarecido. Não foi um acidente mal esclarecido.

Noticias

Borbulhando com a Rainha da Inglaterra

Aniversário de 92 anos da Rainha Elizabeth, celebramos 50 anos de sua visita ao Brasil e contamos a história da Capa feita por Zuzu Angel para Rainha.

Noticias

Chico Buarque ganha colcha de bordadeiras e relembra a luta da estilista mineira Zuzu Angel

Grupo Linhas do Horizonte entregou o presente ao compositor, que veio a BH apresentar a turnê Caravanas. Chico cantou um trecho de 'Angélica' para as fãs por Ângela Faria Portal Uai E

Noticias

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, escritor de Em Carne Viva, livro que reviveu o drama da estilista Zuzu Angel.

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, roteirista, escritor que em seu livro : Em Carne Viva, reviveu o drama da estilista Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto pela ditadura militar, na década de 70.