Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]

Número de registro: 100IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 100IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido criado para os desfiles que Zuzu Angel realizava em sua casa-ateliê em Ipanema. Esta peça fez parte da coleção Pastoral que foi lançada em Agosto de 1970, no Rio de Janeiro. Ao lançar a sua primeira coleção em Nova York, em 16 de Novembro de 1970, a estilista criou novos modelos a partir desta mesma proposta.[Esta peça provavelmente fez parte dos dois desfiles quase consecutivos]. Segundo Hildegard Angel ( depoimento Dezembro de 2016), a Coleção Pastoral pode ter dupla interpretação: homenagem às pastorais de Dom Paulo Evaristo Arns (braço de caridade importante no Rio de Janeiro, fundou banco da providência e as pastorais) e nome das pastoras propriamente ditas. Embora as rendas [aplicadas ao vestido] pudessem vir do Nordeste, na época eram chamadas de renda do Norte.
Dimensões:
Largura: 0,43
Altura: 1,30
Circunferência: 0,86
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina, Renda manual
Material:Renda de algodão, Renda, Renda de bilro, Renda de filé, Zíper, Colchete, Franja
Descrição da peça: Vestido longo em patchwork de rendas variadas em tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá na gola frente e costas. Saia em evasê, mangas 7/8 com dois babados de renda, cós na cintura e babado de renda na barra. Possui forro bege em tecido, da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,55 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Macaquinho pastoral com franja e rendas]

Macaquinho, em patchwork de rendas variadas nas tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá presas no decote da frente, nas costas e na barra do short. Mangas 7/8 com dois babados de renda e recorte na cintura. Possui forro bege em tecido da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster.

Zuzu em

Atualidades

noticias

Coleção Olhares de Liberdade do grupo Oliwer Martino

O Grupo Oliwer Martino, liderado por Marlos Oliwer, lançou em 25 de abril a coleção de óculos “Zuzu Angel: Olhares de Liberdade”  uma coleção autoral da marca de óculos Oliwer Martino, e também inaugurou uma exposição homônima na Praça Central do Brasil, em Curvelo.

noticias

Um marco. Uma homenagem. Um recomeço.

No dia 25 de abril de 2025, Curvelo/MG entrou para a história da moda brasileira ao sediar a primeira edição do evento Zuzu — Olhares de Liberdade.

noticias

Não é sobre óculos. É sobre atitude. É sobre olhar.

Em 2016, nascia em silêncio um desejo: homenagear uma das maiores vozes da moda brasileira — Zuzu Angel. Mais do que uma estilista, Zuzu foi um símbolo de resistência, liberdade e força.

noticias

"Convido vocês para um desfile de moda"

Lançamento da linha de óculos inspiradas nas estampas de Zuzu: Olhares de Liberdade de Oliwer Martino