Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]

Número de registro: 100IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 100IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido criado para os desfiles que Zuzu Angel realizava em sua casa-ateliê em Ipanema. Esta peça fez parte da coleção Pastoral que foi lançada em Agosto de 1970, no Rio de Janeiro. Ao lançar a sua primeira coleção em Nova York, em 16 de Novembro de 1970, a estilista criou novos modelos a partir desta mesma proposta.[Esta peça provavelmente fez parte dos dois desfiles quase consecutivos]. Segundo Hildegard Angel ( depoimento Dezembro de 2016), a Coleção Pastoral pode ter dupla interpretação: homenagem às pastorais de Dom Paulo Evaristo Arns (braço de caridade importante no Rio de Janeiro, fundou banco da providência e as pastorais) e nome das pastoras propriamente ditas. Embora as rendas [aplicadas ao vestido] pudessem vir do Nordeste, na época eram chamadas de renda do Norte.
Dimensões:
Largura: 0,43
Altura: 1,30
Circunferência: 0,86
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina, Renda manual
Material:Renda de algodão, Renda, Renda de bilro, Renda de filé, Zíper, Colchete, Franja
Descrição da peça: Vestido longo em patchwork de rendas variadas em tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá na gola frente e costas. Saia em evasê, mangas 7/8 com dois babados de renda, cós na cintura e babado de renda na barra. Possui forro bege em tecido, da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,55 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

Vestido curto pastoral com franja e rendas [short]

Vestido curto terminado em short, em patchwork de rendas variadas nas tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá presas no decote da frente, nas costas e na barra do short. Mangas 7/8 com dois babados de renda e recorte na cintura. Possui forro bege em tecido da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel

do Jornal do Brasil Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel por Octávio Costa Filha da estilista Zuzu Angel, morta no governo Geisel, em 1976, a colunista Hildegard Angel não ficou surpresa com as revelações do memorando da CIA. Segundo ela, o gabinete de Geisel encomendou o atentado contra sua mãe, na saída do túnel Dois Irmãos, em São Conrado. O caso de sua mãe está mais do que esclarecido. Não foi um acidente mal esclarecido.

Noticias

Borbulhando com a Rainha da Inglaterra

Aniversário de 92 anos da Rainha Elizabeth, celebramos 50 anos de sua visita ao Brasil e contamos a história da Capa feita por Zuzu Angel para Rainha.

Noticias

Chico Buarque ganha colcha de bordadeiras e relembra a luta da estilista mineira Zuzu Angel

Grupo Linhas do Horizonte entregou o presente ao compositor, que veio a BH apresentar a turnê Caravanas. Chico cantou um trecho de 'Angélica' para as fãs por Ângela Faria Portal Uai E

Noticias

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, escritor de Em Carne Viva, livro que reviveu o drama da estilista Zuzu Angel.

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, roteirista, escritor que em seu livro : Em Carne Viva, reviveu o drama da estilista Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto pela ditadura militar, na década de 70.