Vestido de protesto político [manga curta]

Número de registro: 79IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 79IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido de protesto político [manga curta]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:13/09/1971
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido protesto faz parte da coleção International Dateline Collection III, dividida em três partes, sendo a última dela roupas de protesto. A coleção foi lançada com um desfile na residência do cônsul do Brasil em Nova York, Lauro Soutello Alves e ao longo da semana, a coleção ficou exposta no Gotham Hotel. [ Esse desfile é considerado um marco na trajetória profissional de Zuzu Angel, pois foi quando ela lançou sua moda de protesto].
Dimensões:
Largura: 0,76
Altura: 1,50
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Linho
Descrição da peça: Vestido longo de linho branco, acinturado, com franzimento no busto e fechamento da alça atrás do pescoço, deixando as costas nua. Fechamento com zíper de 0,30 cm nas costas. A frente do vestido possui vários bordados coloridos feitos à mão com motivos de anjos, avião, barco, casinha, árvore, etc. A peça possui um forro na cor branca.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda. Documento datilografado, datado e sem assinatura.

[Conjunto de seis laudos de conservação da Ocupação Zuzu]

Conjunto de seis Laudos Técnicos de Conservação das peças que fizeram parte da exposição Ocupação Zuzu.

[Desenho de soldado para bordado em papel seda - 20]

Desenho de soldado fazendo gesto de continência e com chapéu na cor rosa e vestimenta na cor verde. Suporte em papel seda apresenta inscrição à caneta do número "20" no lado superior direito. Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho de tanque verde e azul com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com inscrições à caneta e a lápis do número "2". Desenho utilizado em bordado do "Vestido de protesto político".

[Desenho técnico de tanque com bandeira - 2]

Desenho de tanque de guerra nas cores verde, azul e laranja, com bandeira e inscrição a lápis no formato de "X" sobre a bandeira, além inscrições à caneta do lado esquerdo do suporte.

[Rascunho de carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church)]

Rascunho de Carta de Zuzu Angel a Thomas Dine (Secretário do Senador Frank Church) relatando a prisão e o desaparecimento de Stuart e a inflexão temática das suas coleções de moda.

[Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira"

Registro fotográfico de vestidos Protesto apresentados na exposição "Zuzu Angel - Eu sou a moda brasileira", realizada entre 31 de agosto a 8 de outubro de 2006, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel

do Jornal do Brasil Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel por Octávio Costa Filha da estilista Zuzu Angel, morta no governo Geisel, em 1976, a colunista Hildegard Angel não ficou surpresa com as revelações do memorando da CIA. Segundo ela, o gabinete de Geisel encomendou o atentado contra sua mãe, na saída do túnel Dois Irmãos, em São Conrado. O caso de sua mãe está mais do que esclarecido. Não foi um acidente mal esclarecido.

Noticias

Borbulhando com a Rainha da Inglaterra

Aniversário de 92 anos da Rainha Elizabeth, celebramos 50 anos de sua visita ao Brasil e contamos a história da Capa feita por Zuzu Angel para Rainha.

Noticias

Chico Buarque ganha colcha de bordadeiras e relembra a luta da estilista mineira Zuzu Angel

Grupo Linhas do Horizonte entregou o presente ao compositor, que veio a BH apresentar a turnê Caravanas. Chico cantou um trecho de 'Angélica' para as fãs por Ângela Faria Portal Uai E

Noticias

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, escritor de Em Carne Viva, livro que reviveu o drama da estilista Zuzu Angel.

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, roteirista, escritor que em seu livro : Em Carne Viva, reviveu o drama da estilista Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto pela ditadura militar, na década de 70.