Vestido [Robe d´hôtesse] azul

Número de registro: 55IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 55IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido [Robe d´hôtesse] azul
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido amplo em algodão, feito para receber em casa ou ser usado socialmente como os Caftans, muito em voga na época de 1970. Ainda segundo Hildegard Angel (2017), era uma ousadia misturar xadrez, listras, estampas num só tecido naquela época. Estampa exclusiva criada por Zuzu Angel, patenteada por Hildegard Angel.
Dimensões:
Largura: 0,57
Altura: 1,07
Técnica: Costura à máquina
Material:Algodão, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido (Robe d'hôtesse) de algodão de mangas curtas. A estampa corrida possui uma sequência de anjos, listras verticais e quadriculados nas cores: branco, azul marinho, azul claro, violeta e laranja. O vestido possui dois bolsos, um em cada lateral. No bolso do lado direito é possível ver escrito o nome Zuzu Angel proveniente da auréola do tecido. O fechamento do vestido encontra-se na parte das costas com zíper de 0,41 cm de poliéster na cor branca. Acima do zíper há um colchete faltando em um dos lados. A barra possui acabamento em bainha de 0,9 cm feito com costura em overloque e costura à mão. O tecido polybel é da fábrica Dona Isabel. A largura entre as cavas é de 0,45 cm e da barra do vestido é de 0,66 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

Cartela com amostras de tecido [anjos e listras - 1]

Cartela com amostra de tecido em Polybel branco. O tecido possui estampa de anjos e listras em três combinações de cores diferentes: laranja, roxo, azul claro e azul escuro; amarelo, roxo, verde e rosa; e verde, vermelho azul marinho e roxo. Na parte superior da cartela está aderida uma etiqueta preta com as inscrições “Polybel Dona Isabel em dourado”. A frente e o verso do catálogo são laranja, e a frente possui inscrições e desenhos nas cores roxo, verde escuro, vermelho, vermelho escuro e branco.

Cartela com amostras de tecido [anjos e listras - 2]

Cartela com amostra de tecido em Polybel branco. O tecido possui estampa de anjos e listras em três combinações de cores diferentes: laranja, roxo, azul claro e azul escuro; amarelo, roxo, verde e rosa; e verde, vermelho azul marinho e roxo. Na parte superior, onde o tecido está aderido ao papel, está escrito "Grabam cotton", do outro lado está escrito em caneta azul o artigo e a composição do tecido (67% poliéster 33% algodão) e a lápis "galão 17". Na lateral das amostras há uma numeração: 1328 galão 16; as inscrições são brancas e o fundo é laranja.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Desfile Protesto na Abertura da Flupp em parceria com o Instituto Zuzu Angel.

Preta-Porter Moda Ativismo, reeditando Desfile Protesto de Zuzu Angel de 1971.

Noticias

Seminário Moda Ativismo

Preta Porter - Seminário de Moda Ativismo, traz a tona diversos Debates.

Noticias

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

O Instituto Zuzu Angel participa da FLUP, que vai reeditar o Desfile de Denúncia Política feito por Zuzu Angel nos EUA, em 1971. Apenas estilistas negros convidados desenvolverão a coleção que será desfilada, desta vez para denunciar o genocídio dos jovens negros das periferias pelo Estado brasileiro. Será o grande encerramento da FLUP - Festa Literária das Periferias. Um corpo de estilistas com notório saber na obra de Zuzu Angel formará a banca da curadoria das criações.

curiosidades

50 anos de visita da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em 2018 são lembrados os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a primeira dama do Brasil , Yolanda Costa e Silva, encomendou a Zuzu uma capa para presentear a Rainha.