[Vestido longo de organza verde]

Número de registro: 132IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 132IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:[Vestido longo de organza verde]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Segundo Hildegard Angel (depoimento Fevereiro de 2017), este vestido é da série de longos de organzas estampadas, alegres e floridos, com fru-frus ou debruadas com rendas do Norte, que eram tingidas no tom da organza. Todas as organzas são da Fábrica Werner, de Petrópolis e as estampas são exclusivas criadas por Zuzu Angel e patenteadas por ela. Há um álbum fotográfico com vários deles em fotos muito bonitas. Este vestido foi doado ao IZA por Miriam de Andrade. Então casada com o jornalista Evandro Carlos de Andrade, editor do jornal O Globo. Esta série foi bem representativa de uma fase, pois muitas mulheres elegantes da sociedade brasileira tiveram roupas dessa fase, como Edith Pinheiro Guimarães, Helô Amado e Ionita Guinle. A época é por volta de 1972/3.
Dimensões:
Largura: 0,79
Altura: 1,35
Circunferência: 0,70
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina
Material:Organza de seda, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido longo de organza com estampa corrida de fundo verde claro e flores em laranja, rosa e amarelo. A frente é transpassada com babado. Há babado também na cintura e na barra. Forro em outro tecido na cor verde. Fechamento nas costas com colchete e zíper verde de metal de 0,60 cm. A medida do busto é de 0,84 cm.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Desfile Protesto na Abertura da Flupp em parceria com o Instituto Zuzu Angel.

Preta-Porter Moda Ativismo, reeditando Desfile Protesto de Zuzu Angel de 1971.

Noticias

Seminário Moda Ativismo

Preta Porter - Seminário de Moda Ativismo, traz a tona diversos Debates.

Noticias

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

O Instituto Zuzu Angel participa da FLUP, que vai reeditar o Desfile de Denúncia Política feito por Zuzu Angel nos EUA, em 1971. Apenas estilistas negros convidados desenvolverão a coleção que será desfilada, desta vez para denunciar o genocídio dos jovens negros das periferias pelo Estado brasileiro. Será o grande encerramento da FLUP - Festa Literária das Periferias. Um corpo de estilistas com notório saber na obra de Zuzu Angel formará a banca da curadoria das criações.

curiosidades

50 anos de visita da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em 2018 são lembrados os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a primeira dama do Brasil , Yolanda Costa e Silva, encomendou a Zuzu uma capa para presentear a Rainha.