Vestido estampa festa de São João [conjunto com cinto]

Número de registro: 110IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 110IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido estampa festa de São João [conjunto com cinto]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido em tecido de algodão, com estampa Festa de São João, Segundo Hildegard Angel ( 2017) , "Festa de São João" foi escolhida como nome da estampa, pois Zuzu Angel quis assumir o folclorismo brasileiro, que era ridicularizado na época. A estampa é exclusiva, foi criada por Zuzu Angel e posteriormente patenteada por Hildegard Angel. Sobre a modelagem requintada da peça, Hildegard Angel relata : As costureiras da época eram valorizadas por saber fazer moldes. Zuzu Angel aprendeu com Alicinha Quintanilha (modelista da DeMillus/Catalina, que fazia maiô das misses, mas morreu anônima.) Ela dizia que:" Corpo de brasileira é diferente por conta do tipo curvilíneo". Zuzu Angel mergulhou no estudo com Alicinha, mesmo depois de consagrada. Virou amiga pessoal e levou Alicinha para o jantar da Joan Crawfoard. Katia Johansen [ curadora da montagem na exposição Ocupação Zuzu] sugeriu paperdoll para presentar jornalistas ou convidados na abertura , pois, segundo ela, esse vestido é altamente elaborado e emblemático.
Dimensões:
Largura: 1,09
Altura: 1,11
Circunferência: 0,68
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina
Material:Algodão, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido de algodão, com estampa corrida de fundo laranja com o tema de "Festa de São João". O busto possui pence vertical e o vestido é acinturado, com passador feito de linha e um cinto da mesma estampa com fecho de metal. Há um forro de cor laranja que está preso na costura da cintura. O fechamento da peça é nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,54 cm na cor laranja. Segundo Hildegard Angel, a peça de modelagem é muito elaborada: as golas são mangas, o corpo termina em bicos que inicia a saia. O corte enviesado segue a linha de Madame Vionnet.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Cinto
Descrição de peças complementares: IZA 000560

Peças e documentos relacionados

Cartela com amostras de tecido [festa de São João - 1]

Cartela com amostra de tecido em Polybel branco. O tecido possui estampa de Festa de São João nas cores vermelho, azul, laranja, roxo, rosa claro e amarelo. Na parte superior, onde o tecido está aderido ao papel, está escrito "Tecidos de qualidade Dona Isabel" com a logomarca da empresa. As inscrições são brancas e o fundo é laranja.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Borbulhando com a Rainha da Inglaterra

Aniversário de 92 anos da Rainha Elizabeth, celebramos 50 anos de sua visita ao Brasil e contamos a história da Capa feita por Zuzu Angel para Rainha.

Noticias

Chico Buarque ganha colcha de bordadeiras e relembra a luta da estilista mineira Zuzu Angel

Grupo Linhas do Horizonte entregou o presente ao compositor, que veio a BH apresentar a turnê Caravanas. Chico cantou um trecho de 'Angélica' para as fãs por Ângela Faria Portal Uai E

Noticias

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, escritor de Em Carne Viva, livro que reviveu o drama da estilista Zuzu Angel.

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, roteirista, escritor que em seu livro : Em Carne Viva, reviveu o drama da estilista Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto pela ditadura militar, na década de 70.

Cursos

Curso de Conservação Preventiva em Acervos Históricos de Moda foi um sucesso na Casa Zuzu Angel

Casa Zuzu Angel, o lar-doce-lar da moda brasileira, em semana emblemática recebendo o curso de Conservação Preventiva em Acervos Históricos de Moda