Vestido estampa festa de São João [conjunto com cinto]

Número de registro: 110IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 110IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido estampa festa de São João [conjunto com cinto]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido em tecido de algodão, com estampa Festa de São João, Segundo Hildegard Angel ( 2017) , "Festa de São João" foi escolhida como nome da estampa, pois Zuzu Angel quis assumir o folclorismo brasileiro, que era ridicularizado na época. A estampa é exclusiva, foi criada por Zuzu Angel e posteriormente patenteada por Hildegard Angel. Sobre a modelagem requintada da peça, Hildegard Angel relata : As costureiras da época eram valorizadas por saber fazer moldes. Zuzu Angel aprendeu com Alicinha Quintanilha (modelista da DeMillus/Catalina, que fazia maiô das misses, mas morreu anônima.) Ela dizia que:" Corpo de brasileira é diferente por conta do tipo curvilíneo". Zuzu Angel mergulhou no estudo com Alicinha, mesmo depois de consagrada. Virou amiga pessoal e levou Alicinha para o jantar da Joan Crawfoard. Katia Johansen [ curadora da montagem na exposição Ocupação Zuzu] sugeriu paperdoll para presentar jornalistas ou convidados na abertura , pois, segundo ela, esse vestido é altamente elaborado e emblemático.
Dimensões:
Largura: 1,09
Altura: 1,11
Circunferência: 0,68
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina
Material:Algodão, Zíper, Colchete
Descrição da peça: Vestido de algodão, com estampa corrida de fundo laranja com o tema de "Festa de São João". O busto possui pence vertical e o vestido é acinturado, com passador feito de linha e um cinto da mesma estampa com fecho de metal. Há um forro de cor laranja que está preso na costura da cintura. O fechamento da peça é nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,54 cm na cor laranja. Segundo Hildegard Angel, a peça de modelagem é muito elaborada: as golas são mangas, o corpo termina em bicos que inicia a saia. O corte enviesado segue a linha de Madame Vionnet.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu. Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014.
Peças complementares: Cinto
Descrição de peças complementares: IZA 000560

Peças e documentos relacionados

Cartela com amostras de tecido [festa de São João - 1]

Cartela com amostra de tecido em Polybel branco. O tecido possui estampa de Festa de São João nas cores vermelho, azul, laranja, roxo, rosa claro e amarelo. Na parte superior, onde o tecido está aderido ao papel, está escrito "Tecidos de qualidade Dona Isabel" com a logomarca da empresa. As inscrições são brancas e o fundo é laranja.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel

do Jornal do Brasil Hildegard Angel: Minha mãe foi morta por ordem de Geisel por Octávio Costa Filha da estilista Zuzu Angel, morta no governo Geisel, em 1976, a colunista Hildegard Angel não ficou surpresa com as revelações do memorando da CIA. Segundo ela, o gabinete de Geisel encomendou o atentado contra sua mãe, na saída do túnel Dois Irmãos, em São Conrado. O caso de sua mãe está mais do que esclarecido. Não foi um acidente mal esclarecido.

Noticias

Borbulhando com a Rainha da Inglaterra

Aniversário de 92 anos da Rainha Elizabeth, celebramos 50 anos de sua visita ao Brasil e contamos a história da Capa feita por Zuzu Angel para Rainha.

Noticias

Chico Buarque ganha colcha de bordadeiras e relembra a luta da estilista mineira Zuzu Angel

Grupo Linhas do Horizonte entregou o presente ao compositor, que veio a BH apresentar a turnê Caravanas. Chico cantou um trecho de 'Angélica' para as fãs por Ângela Faria Portal Uai E

Noticias

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, escritor de Em Carne Viva, livro que reviveu o drama da estilista Zuzu Angel.

Morre no Rio de janeiro , Jose Louzeiro, roteirista, escritor que em seu livro : Em Carne Viva, reviveu o drama da estilista Zuzu Angel e de seu filho Stuart Angel, morto pela ditadura militar, na década de 70.