Caftan dourado

Número de registro: 147IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 147IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Caftan dourado
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1960
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Segundo Hildegard Angel, Zuzu Angel utilizou o plástico no material do bordado quando ainda era novidade, sendo umas das primeiras a introduzir o material na confecção de suas roupas.
Dimensões:
Largura: 0,61
Altura: 0,86
Técnica:Bordado à mão, Costura à mão, Costura à máquina
Material:Lamé
Descrição da peça: Caftan curto, dourado em lamê Lurex, um lançamento à época, com motivo de rosas e bordado com miçangas e fitas plásticas, segundo fala de Hildegard Angel (2017), originalmente dourados, atualmente, descoloridos em transparente, rosa e marrom. Mangas curtas, gola mandarim com abertura na frente de 0,37 cm e pence horizontal. O bordado de Ethel da Moura Costa encontra-se na barra das mangas e do caftan, no ombros, na gola e no entorno da abertura frontal. A peça possui um forro amarelo, costura à mão. As fitas e as miçangas foram bordadas sobre uma tela amarela. A largura indicada foi a da barra (0,61 cm) e a largura do busto é de 0,56 cm. Tanto a largura quanto o comprimento da manga são 0,22 cm.
Eventos associados:Em pesquisa.
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Desfile Protesto na Abertura da Flupp em parceria com o Instituto Zuzu Angel.

Preta-Porter Moda Ativismo, reeditando Desfile Protesto de Zuzu Angel de 1971.

Noticias

Seminário Moda Ativismo

Preta Porter - Seminário de Moda Ativismo, traz a tona diversos Debates.

Noticias

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

O Instituto Zuzu Angel participa da FLUP, que vai reeditar o Desfile de Denúncia Política feito por Zuzu Angel nos EUA, em 1971. Apenas estilistas negros convidados desenvolverão a coleção que será desfilada, desta vez para denunciar o genocídio dos jovens negros das periferias pelo Estado brasileiro. Será o grande encerramento da FLUP - Festa Literária das Periferias. Um corpo de estilistas com notório saber na obra de Zuzu Angel formará a banca da curadoria das criações.

curiosidades

50 anos de visita da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em 2018 são lembrados os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a primeira dama do Brasil , Yolanda Costa e Silva, encomendou a Zuzu uma capa para presentear a Rainha.