Atualidades

Seminário Moda Ativismo

sexta-feira, setembro 7, 2018

A influência do carnaval na moda internacional, com a presença no Sambódromo dos criadores das grandes marcas estrangeiras em busca de inspiração; a catástrofe que foi para o mundo da moda o surgimento da Aids; a máquina de costura como “arrimo de família” na formação de várias gerações de brasileiros; a nova moda individualizada, exprimindo o sentimento, o gosto e as escolhas de cada um que a veste; a desmistificação dos grandes mitos criadores da moda, que saem de seus pedestais para dar lugar aos coletivos... foram muitos os assuntos que afloraram nas mesas do Seminário Preta Porter - Modativista, realizado na Casa Zuzu Angel de Memória / Museu da Moda, em seu segundo dia. Nas mesas, primeiro, o carnavalesco Leandro Vieira e o historiador da moda, João Braga, num alto debate intelectual, sobre questões políticas, econômicas e culturais que envolvem a atividade. Em seguida, o figurinista cênico Colmar Diniz, diretor de arte de inesquecíveis mostras de moda, como a de Carmen Mayrink Veiga na Casa Julieta de Serpa, fez contraponto a Luiz de Freitas, o “Mr. Wonderfull”, renovador da moda masculina e criador da moda do palco de Caetano, Bethania, Gal, Gil, Rod Stewart, até Fred Mercury buscou seu trabalho. Na terceira mesa, a alta costura decifrada para os jovens presentes por Lucília Lopes, e a nova conceituação da moda pela mestra Yamê Reis. Na plateia, a presença de um coletivo talentoso de estilistas negros, selecionados para participar do primeiro projeto de moda da FLUPP - Festa Literária das Comunidades, em que recriarão a coleção-denúncia de Zuzu, mas dentro do contexto da atual tragédia social do Brasil, onde milhares de negros jovens são dizimados anualmente pelas forças do Estado.

Fotos: Mauricio  Hora 

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Desfile Protesto na Abertura da Flupp em parceria com o Instituto Zuzu Angel.

Preta-Porter Moda Ativismo, reeditando Desfile Protesto de Zuzu Angel de 1971.

Noticias

Seminário Moda Ativismo

Preta Porter - Seminário de Moda Ativismo, traz a tona diversos Debates.

Noticias

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

O Instituto Zuzu Angel participa da FLUP, que vai reeditar o Desfile de Denúncia Política feito por Zuzu Angel nos EUA, em 1971. Apenas estilistas negros convidados desenvolverão a coleção que será desfilada, desta vez para denunciar o genocídio dos jovens negros das periferias pelo Estado brasileiro. Será o grande encerramento da FLUP - Festa Literária das Periferias. Um corpo de estilistas com notório saber na obra de Zuzu Angel formará a banca da curadoria das criações.

curiosidades

50 anos de visita da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em 2018 são lembrados os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a primeira dama do Brasil , Yolanda Costa e Silva, encomendou a Zuzu uma capa para presentear a Rainha.