Política de acesso ao acervo
Regras para acesso ao acervo físico da Casa Zuzu Angel/Museu da Moda
sexta-feira, setembro 7, 2018
A influência do carnaval na moda internacional, com a presença no Sambódromo dos criadores das grandes marcas estrangeiras em busca de inspiração; a catástrofe que foi para o mundo da moda o surgimento da Aids; a máquina de costura como “arrimo de família” na formação de várias gerações de brasileiros; a nova moda individualizada, exprimindo o sentimento, o gosto e as escolhas de cada um que a veste; a desmistificação dos grandes mitos criadores da moda, que saem de seus pedestais para dar lugar aos coletivos... foram muitos os assuntos que afloraram nas mesas do Seminário Preta Porter - Modativista, realizado na Casa Zuzu Angel de Memória / Museu da Moda, em seu segundo dia. Nas mesas, primeiro, o carnavalesco Leandro Vieira e o historiador da moda, João Braga, num alto debate intelectual, sobre questões políticas, econômicas e culturais que envolvem a atividade. Em seguida, o figurinista cênico Colmar Diniz, diretor de arte de inesquecíveis mostras de moda, como a de Carmen Mayrink Veiga na Casa Julieta de Serpa, fez contraponto a Luiz de Freitas, o “Mr. Wonderfull”, renovador da moda masculina e criador da moda do palco de Caetano, Bethania, Gal, Gil, Rod Stewart, até Fred Mercury buscou seu trabalho. Na terceira mesa, a alta costura decifrada para os jovens presentes por Lucília Lopes, e a nova conceituação da moda pela mestra Yamê Reis. Na plateia, a presença de um coletivo talentoso de estilistas negros, selecionados para participar do primeiro projeto de moda da FLUPP - Festa Literária das Comunidades, em que recriarão a coleção-denúncia de Zuzu, mas dentro do contexto da atual tragédia social do Brasil, onde milhares de negros jovens são dizimados anualmente pelas forças do Estado.
Fotos: Mauricio Hora
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