Atualidades

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

segunda-feira, setembro 3, 2018

Estamos iniciando o PRETA-PORTER, primeiro ciclo de formação em moda da FLUP, em parceria com o Instituto Zuzu Angel. Nossa primeira ação será um seminário aberto de modativismo, nos dias 07 e 08 de setembro, sempre começando às 15h, na Casa Zuzu Angel de Memória da Moda.

Nossa inspiração é a própria Zuzu Angel, que denunciou, por intermédio da moda, o assassinato de jovens ativistas por motivos ideológicos, como o seu filho, Stuart Angel. Perguntamos então: E hoje? O estado mata jovens negros por quê?

Esse paralelo entre os mortos pelo estado nos anos 60 e 70 e na atualidade que chamamos de "período democrático", vai nos guiar durante todo o processo, onde promoveremos encontros inspiradores para jovens designers e estilistas cariocas negros, com curadoria assinada por Hildegard Angel, Isabella Suzart e NOIX.

O primeiro encontro, às 15h do dia 07/09, será entre a jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart Angel, e a advogada Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. Em seguida haverá um encontro com Patrícia Oliveira e mães da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, familiares de vítimas da violência policial ou militar no Rio de Janeiro.

No sábado, dia 08, promoveremos encontros com criadores consagrados em diferentes disciplinas. O estilista Luiz de Freitas, que revolucionou a moda masculina nos anos 80, estará com o professor de história da moda João Braga, no primeiro encontro do dia. Em seguida o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira, vai conversar com Colmar Diniz, figurinista e cenógrafo de históricas peças teatrais que desafiaram a ditadura. Encerrando o seminário, um encontro com as estilistas Lucília Lopes, Luiza Marcier e Yamê Reis, falando sobre a influência do ativismo dos anos 70, das artes plásticas e , é claro, de Zuzu Angel. Todos os encontros terão a preciosa mediação de Hildegard Angel.

Zuzu em

Atualidades

Noticias

Desfile Protesto na Abertura da Flupp em parceria com o Instituto Zuzu Angel.

Preta-Porter Moda Ativismo, reeditando Desfile Protesto de Zuzu Angel de 1971.

Noticias

Seminário Moda Ativismo

Preta Porter - Seminário de Moda Ativismo, traz a tona diversos Debates.

Noticias

Parceria do Instituto Zuzu Angel e PLUPP lançam Preta-Porter

O Instituto Zuzu Angel participa da FLUP, que vai reeditar o Desfile de Denúncia Política feito por Zuzu Angel nos EUA, em 1971. Apenas estilistas negros convidados desenvolverão a coleção que será desfilada, desta vez para denunciar o genocídio dos jovens negros das periferias pelo Estado brasileiro. Será o grande encerramento da FLUP - Festa Literária das Periferias. Um corpo de estilistas com notório saber na obra de Zuzu Angel formará a banca da curadoria das criações.

curiosidades

50 anos de visita da rainha Elizabeth II ao Brasil

Em 2018 são lembrados os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, a primeira dama do Brasil , Yolanda Costa e Silva, encomendou a Zuzu uma capa para presentear a Rainha.