Vestido curto pastoral com franja e rendas [short]

Número de registro: 104IND
Tipo de acervo:Vestuário/Têxtil
Número de registro: 104IND
Classe:Roupa Social
Denominação:Roupa
Título:Vestido curto pastoral com franja e rendas [short]
Autoria:Angel, Zuzu
Coleção:Zuzu Angel
Data de produção:Década de 1970
Local de produção:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Histórico da Peça: Vestido criado para os desfiles que Zuzu Angel realizava em sua casa-ateliê em Ipanema. Esta peça fez parte da coleção Pastoral que foi lançada em Agosto de 1970, no Rio de Janeiro. Ao lançar a sua primeira coleção em Nova York, Dateline Collection I, em 16 de Novembro de 1970, a estilista criou novos modelos a partir desta mesma proposta. Segundo Hildegard Angel ( depoimento Dezembro de 2016), a Coleção Pastoral pode ter dupla interpretação: homenagem às pastorais de Dom Paulo Evaristo Arns (braço de caridade importante no Rio de Janeiro, fundou Banco da Providência e as pastorais, religioso por quem Zuzu tinha grande admiração) e nome das pastoras propriamente ditas. Embora as rendas [aplicadas ao vestido] pudessem vir do Nordeste, na época eram chamadas de renda do Norte.Título atribuido por Zuzu Angel.
Dimensões:
Largura: 0,65
Altura: 1,00
Técnica:Costura à mão, Costura à máquina, Renda manual
Material:Renda, Zíper, Colchete, Franja
Descrição da peça: Vestido curto terminado em short, em patchwork de rendas variadas nas tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá presas no decote da frente, nas costas e na barra do short. Mangas 7/8 com dois babados de renda e recorte na cintura. Possui forro bege em tecido da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster.
Eventos associados:Exposição Ocupação Zuzu - Instituto Itaú Cultural. São Paulo, 2014. Dateline Collection I, Nova York, 16 de novembro 1970
Peças complementares: Não se aplica.
Descrição de peças complementares: Não se aplica.

Peças e documentos relacionados

[Molde para vestido Coleção Pastoral Nº18 ]

Molde de frente de vestido em kraft com aplicação de tecidos (padrões de renda) para vestido Pastoral Nº18. Possui amostras de renda, mostrando a forma em que se distribuem sobre a peça.

[Molde para vestido Pastoral Nº 18]

Cinco moldes em papel kraft com aplicação de tecidos (padrões de renda) para vestido Pastoral Nº18. Acompanha fronha de linho, possivelmente utilizada para o acondicionamento dos moldes, com inscrições à caneta "Pastoral nº 18; Criação Zuzu Angel; nº de peças: 7 padrões de renda", número "18" e um desenho (croqui) a lápis e inscrição "Pastoral" no verso.

Vestido Pastoral com franja e rendas [longo]

Vestido longo em patchwork de rendas variadas em tonalidades de bege, franja de seda com bolinhas de jacarandá na gola frente e costas. Saia em evasê, mangas 7/8 com dois babados de renda, cós na cintura e babado de renda na barra. Possui forro bege em tecido, da cintura para baixo. Fechamento nas costas com colchete e zíper de poliéster de 0,55 cm.

Zuzu em

Atualidades

Cursos

A história da Moda carioca - um Tour por várias décadas

Um Tour por várias décadas da história da moda Carioca, finalizando na Casa Zuzu Angel - Museu da Moda.

Cursos

Curso: Conservação de Acervos Históricos de Moda

Curso : Conservação de Acervos Históricos de Moda com a Profª Manon Salles! Introduzindo aos alunos abordagens sobre a roupa enquanto cultura material.

Cursos

Café da Zuzu - O luxo e o Glamour da Alta Costura a partir da Coleção Carmen Mayrink Veiga

Mesa redonda com a jornalista e Presidente do Museu da Moda Hildegard Angel e o Professor Flávio Bragança onde será debatido o universo da alta costura.

Cursos

Curso: O que será do Amanhã? Moda Revolução e Política

A partir do Desfile Protesto de 1971 de Zuzu Angel e do atual momento da moda e da conjuntura politica nacional e internacional, o curso entrelaça a história da moda, filosofia , sociologia com movimentos de vanguarda.